Foto: Anderson Vargas da Silva (Divulgação)
Câmara de São Sepé que ser pioneira no Estado a utilizar a energia solar
Economizar na conta de luz não é uma tarefa fácil, ainda mais em prédios públicos. A energia elétrica está no topo da lista de gastos destes locais. Para driblar os custos, o horário de funcionamento da Câmara e prefeitura, em São Sepé, já sofreram alterações para apenas um turno. No entanto, é preciso fazer mais.
É o caso do poder legislativo do município que está viabilizando um estudo técnico para investir em energia solar. A captação através do sol é uma alternativa que produz benefícios e que está sendo implantada pouco a pouco no Brasil. Como é o caso da Câmara de Barueri, no interior de São Paulo, que foi a primeira a instalar as placas solares, em 2014. De acordo com o presidente, Janir Machado, a Câmara de São Sepé pode ser pioneira a utilizar este serviço.
- É um investimento retornável, estamos fazendo a análise da proposta, pois é uma vantagem muito grande e da mesma forma estamos dando um bom exemplo, enquanto poder público, para as pessoas e também às cidades da região - destacou Janir.
Reforma da ponte de Jaguari só deve ser concluída em abril
Uma reunião com representantes da empresa Incentive Solar e Enerbio, Toninho Leão e Gabriel Leão, detalhou de que forma pode ser implantada o uso da energia solar no prédio, os custos e a economia que pode ser feita ao longo dos anos.
- É importante destacar a sustentabilidade ambiental pois é um projeto que tem viabilidade e está sendo implantado em diversas casas do município - afirmou Toninho.
O Rio Grande do Sul é hoje o terceiro estado que mais instala placas de energias solares, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais, segundo e primeiro lugar respectivamente.
- A condição solar possibilita que o estado faça uso deste recurso renovável - garante Gabriel.
Atento à proposta, o vereador Tavinho Gazen demonstrou apoio à implantação da energia.
- Vamos equipar a Casa, equipar o nosso trabalho e desta maneira estaremos pensando no futuro, economizando água e energia - afirmou o vereador.
A proposta segue em análise pela Câmara, que deve se reunir nas próximas semanas para discutir o projeto.
*Com informações da Câmara de Vereadores de São Sepé