energia

Câmara de Vereadores de São Sepé estuda adoção de energia solar

Foto: Anderson Vargas da Silva (Divulgação)
Câmara de São Sepé que ser pioneira no Estado a utilizar a energia solar

Economizar na conta de luz não é uma tarefa fácil, ainda mais em prédios públicos. A energia elétrica está no topo da lista de gastos destes locais. Para driblar os custos, o horário de funcionamento da Câmara e prefeitura, em São Sepé, já sofreram alterações para apenas um turno. No entanto, é preciso fazer mais.

É o caso do poder legislativo do município que está viabilizando um estudo técnico para investir em energia solar. A captação através do sol é uma alternativa que produz benefícios e que está sendo implantada pouco a pouco no Brasil. Como é o caso da Câmara de Barueri, no interior de São Paulo, que foi a primeira a instalar as placas solares, em 2014. De acordo com o presidente, Janir Machado, a Câmara de São Sepé pode ser pioneira a utilizar este serviço.

- É um investimento retornável, estamos fazendo a análise da proposta, pois é uma vantagem muito grande e da mesma forma estamos dando um bom exemplo, enquanto poder público, para as pessoas e também às cidades da região - destacou Janir.

Reforma da ponte de Jaguari só deve ser concluída em abril

Uma reunião com representantes da empresa Incentive Solar e Enerbio, Toninho Leão e Gabriel Leão, detalhou de que forma pode ser implantada o uso da energia solar no prédio, os custos e a economia que pode ser feita ao longo dos anos.
- É importante destacar a sustentabilidade ambiental pois é um projeto que tem viabilidade e está sendo implantado em diversas casas do município - afirmou Toninho.

O Rio Grande do Sul é hoje o terceiro estado que mais instala placas de energias solares, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais, segundo e primeiro lugar respectivamente.
- A condição solar possibilita que o estado faça uso deste recurso renovável - garante Gabriel.

Atento à proposta, o vereador Tavinho Gazen demonstrou apoio à implantação da energia.
- Vamos equipar a Casa, equipar o nosso trabalho e desta maneira estaremos pensando no futuro, economizando água e energia - afirmou o vereador.

A proposta segue em análise pela Câmara, que deve se reunir nas próximas semanas para discutir o projeto.

*Com informações da Câmara de Vereadores de São Sepé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan vai instalar reservatório para atender mil consumidores de São Sepé Anterior

Corsan vai instalar reservatório para atender mil consumidores de São Sepé

Projeto sobre cães provoca polêmica em São Sepé Próximo

Projeto sobre cães provoca polêmica em São Sepé

são sepé